O Mundo Precisa de Mais Educação
- Dr. Odarlone Orente
- 8 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2022
A educação é o processo mais emancipador que um cidadão e uma cidadã podem ter na sociedade. O conhecimento proporciona capacidade de edificar a própria vida e das pessoas ao seu redor, gera visão crítica sobre os rumos do Estado e amplia a capacidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico, ambiental e social.
Além de contribuir para o avanço científico e tecnológico, a educação liberta o indivíduo proporcionando segurança na hora de tomar decisões importantes.
Sabendo disso, quem quer dominar uma população tira dela o direito à educação livre e emancipadora, porque um povo ignorante é facilmente manipulável.
A intenção de cobrar mensalidade nas universidades públicas é reduzir ainda mais o acesso a esta educação que abre os melhores caminhos para a vida em uma sociedade próspera, solidária e saudável. Queremos uma universidade gratuita e inclusiva, em que o filho e a filha do pobre tenham acesso ao conhecimento e à prosperidade.
Nesta hora, penso na minha própria história. Só pude realizar o sonho de ser médico porque a Central de Movimentos Populares (CMP) fez a minha indicação para uma bolsa de estudos na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), em Cuba. No Brasil, raramente um rapaz de família humilde, que só estudou na escola pública, em que pese a implementação de governos passados de políticas públicas como Enem, Fies e Prouni, as condições de acesso ao ensino superior ainda são bastantes difíceis tanto para vagas nas universidades públicas ou faculdade privada.
Por enquanto a ideia infame está engavetada, até que sejam realizadas audiências públicas. Mas, por si só é a demonstração de que se deseja que o brasileiro seja cada dia mais ignorante e manipulável por quem quer permanecer no poder a qualquer custo.

Comments