É preciso ser antirracista
- Dr. Odarlone Orente
- 22 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Infelizmente, o Brasil, além de ter sido o último país a acabar com a escravatura, persiste no racismo, preconceito e discriminação, tão naturais que passam despercebidos e são reproduzidos, mesmo sem querer. Lembrando que o povo negro compõe a maior parte da sociedade brasileira e é tratado como minoria.
O racismo está enraizado estruturalmente. Vemos isso quando as faculdades, empresas, Judiciário, determinadas profissões relegam os negros e indígenas às colocações subalternas, quando estes ainda as alcançam. Isso sem entrar na questão da violência contra o negro.
Pensar sobre o Mês da Consciência Negra é mais que refletir sobre a valorização étnica, mas sim sobre o que a sociedade entende por respeitar seu semelhante, que não importa a cor da pele, religião, orientação sexual, deficiência, classe social e outras questões fundamentais sobre igualdade de direitos. Ainda temos muito que avançar enquanto sociedade, ainda mais enquanto seres humanos que desconsideram a máxima “amar ao próximo como a si mesmo.”
Precisamos insistir no combate ao racismo: “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.”

Comments